Home office e o aumento da conta de luz: confira dicas de economia

Com o consumo correto, sua conta pode até diminuir o valor.

Com a pandemia do novo coronavírus, ficar em casa virou praticamente uma obrigatoriedade. Muitas famílias que tinham a rotina de apenas dormir na residência, agora precisam passar o dia e tentar levar uma vida normal, inclusive realizando as atividades do trabalho. Sendo assim, são inúmeros aparelhos ligados ao mesmo tempo e o resultado é sentido na conta de luz no fim do mês. Para evitar sustos, pratique algumas dicas de economia de energia.

Se você está no esquema de home office, é provável que utilize mais o computador e o celular. A dica tanto para economizar energia, quanto para garantir a vida útil desses aparelhos, é carregá-los apenas quando for necessário. Assim que eles atingirem a marca do 100%, desligue da tomada. E quando for fazer um intervalo, como o de almoço, desligue o monitor ou coloque no modo “suspender”.
Durante o expediente em casa, pode ser comum ligar a televisão, mas nem sempre prestar atenção. A dica é deixá-la desligada enquanto trabalha ou quando não estiver de fato prestando atenção à programação. Evite pegar no sono com a TV ligada, programe para ela desconectar a partir de um horário específico.

Para trabalhar com qualidade, deve haver uma iluminação adequada. Escolha um ambiente com luz natural, com janelas e cortinas abertas. Deve-se dar preferência também às lâmpadas de LED e fluorescentes, elas são capazes de economizar até 30% de energia que as antigas incandescentes, certifique-se que todas na sua casa são mais econômicas.

Muitas pessoas, por tédio ou ansiedade, têm o hábito de abrir a geladeira toda hora. Evite abrir desnecessariamente, além disso, não deixe a porta aberta por muito tempo. Para gastar menos energia, cuide bem da geladeira, por exemplo, não tenha plásticos para forrar as prateleiras, isso atrapalha a circulação do ar. É bom observar também se a borracha da porta está funcionando da maneira correta.
É comum também aumentar a frequência de banhos durante o dia. Neste caso, só ligue o chuveiro quando estiver embaixo, pronto para tomar banho. Regule também o tempo, o máximo deve ser 5 minutos. Na época do calor, mantenha o chuveiro na temperatura morna ou fria, faz toda a diferença no fim do mês.

Um dos vilões no gasto de energia é o ferro de passar roupa. Evite passar uma peça separada por dia, junte o máximo que conseguir e passe de uma vez só. Para as roupas desligadas, você pode utilizar o ferro desligado, depois de passar as outras, isso porque roupas frágeis precisam de menos calor.

Se a sua cidade é quente, pode ser que você tenha um ar condicionado, outro aparelho que requer bastante energia. Durante o uso, deixe as janelas e portas fechadas, além disso, quando não estiver no ambiente, mantenha-o desligado. O frio em excesso também consome mais, deixe em uma temperatura média.

Por fim, tenha cuidado com as extensões, mesmo que sejam objetos úteis, se utilizados de maneira errada podem consumir muita energia e até colocar a rede elétrica da casa em perigo. A dica é evitar sobrecarga nas extensões e tomadas que você utilizar, um sinal de que não estão funcionando da maneira esperada é o superaquecimento.

Por enquanto, o melhor caminho para barrar o vírus é permanecer em casa, por isso, siga as dicas e as mantenha quando a pandemia acabar, você verá a diferença na conta de luz.

Fonte: Sicoob Previ

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *