Dicas de como entreter as crianças em casa durante o isolamento social

É necessária uma rotina de atividades na ausência de aulas presenciais.

Se você está vivendo o isolamento social por conta do novo coronavírus com crianças, deve saber o quanto é difícil mantê-las entretidas. Assim como os adultos, elas precisam de atividades para ocupar a mente e consequentemente manter a saúde mental, afinal, é um momento difícil para todos.

Se as crianças têm uma rotina enquanto vão para a escola, o ideal é manter uma rotina em casa também. Estabeleça hora de acordar, de realizar refeições, de brincar, de aprender, de tomar banho e por aí vai. Elas precisam entender que mesmo que estejam em casa, não é período de férias ainda. Além disso, essa rotina tem que ser construída e adaptada com o dia a dia dos pais, é importante principalmente para aqueles que estão de home office.

Em se tratando de rotina, um dos maiores desafios é manter a casa organizada com as crianças. Neste caso, incluí-las nas tarefas é um bom caminho. Atividades simples como colocar e tirar a mesa, guardar os brinquedos e arrumar a cama podem ser inseridas no dia a dia deles. Não esqueça de agradecer e elogiar quando eles realizarem, isso motiva para que eles continuem.

O momento de brincar é indispensável, seja criativo e intercale brincadeiras de raciocínio com movimentação. Use jogos educativos, como quebra-cabeças. Ajude na construção de brinquedos com materiais que se tem em casa, como produção de massinha de modelar. Se for mais de uma criança, proponha brincadeiras de competição saudável, sempre lembrando da importância de participar mais do que ganhar.

Tenha uma ajudinha

Se a pandemia fosse no século passado, é provável que os pais teriam que se esforçar muito mais para desenvolver atividades infantis. Hoje a tecnologia oferece uma ajuda e tanto, mas não anula a necessidade de outras ações.

Exemplos de que a internet é uma aliada são os serviços de streaming com conteúdos especialmente para as crianças. A Globoplay liberou 30 filmes por 30 dias gratuitos para não-assinantes. Já o site da Discovery Kids oferece vídeos, livros digitais e jogos educativos. No YouTube Kids os pais podem ficar despreocupados e deixar as crianças navegarem nos conteúdos, porque a plataforma bloqueia conteúdos inapropriados.

O isolamento pode ser também uma oportunidade para colocar a leitura das crianças em dia, além dos livros físicos que têm em casa, a internet também oferece uma infinidade de conteúdos. A Mauricio de Sousa Produções liberou o acesso gratuito de 188 quadrinhos no aplicativo Banca da Mônica. Já o site Espaço Leitura (espacodeleitura.labedu.org.br) inova ao trazer maneiras diferentes de leitura para os pequenos, a linguagem é didática e o espaço ainda tem jogos educativos.

A fase pode ser complicada para todas as idades. Viver um dia de cada vez, fazendo o que der, é uma forma de lidar com tudo isso. Aproveite o período para ter bons momentos em família. Lembre-se que logo tudo passará e a rotina normal estará de volta.

Fonte: Sicoob Previ

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *