Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança

Este site é propriedade da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Sudoeste de Minas Gerais e Nordeste de São Paulo Ltda – SICOOB AGROCREDI e a nossa sede está localizada na Rua Joaquim Norberto, n° 105 – Centro, Guaxupé, Minas Gerais, Brasil.

O Sicoob Agrocredi entende a importância fundamental da privacidade, proteção de dados e segurança. Nós levamos a sua privacidade a sério e estamos comprometidos em proteger seus dados pessoais.

Este Aviso de Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança descreve como nós processamos dados pessoais que coletamos de usuários em relação ao uso de nossos sites, aos pedidos e ao uso de nossos serviços. Em termos legais, somos o controlador de dados, pois determinamos os meios e/ou finalidades do processamento.

 

Quais são as informações coletadas?

A coleta de informações do usuário se restringe ao nome, número de telefone, endereço de e-mail, CPF e conta corrente. Tais informações são necessárias para se realizar consulta, simulação, inscrição em nossas listas de e-mail, registro de ouvidoria, pesquisas de mercado ou solicitação de sobras por meio de formulários on-line. Provavelmente disponibilizaremos dados do usuário para outras unidades ou postos da cooperativa a fim de fornecermos o Serviço Receptivo.

Além das informações acima, coletamos também dados técnicos em relação ao usuário tais como: endereço IP, tipo e versão do navegador, idioma preferencial, localização geográfica, sistema operacional, plataforma de computador e o fluxo de URL completo para nossos serviços.  Esse compõe-se de data, hora, sites acessados anterior e posteriormente à visitação em nossos sites, usuários visualizados ou pesquisados durante a visitação, bem como, parte dos serviços.

Embora normalmente não usemos dados técnicos para identificarmos o usuário, esse pode ser reconhecido isoladamente quando combinados ou vinculados a tais dados. Nessas situações, os dados técnicos também podem ser considerados dados pessoais sob a lei aplicável e trataremos os dados combinados como dados pessoais.

 

Propósitos:

Nós processamos dados pessoais com os seguintes propósitos:

  • a) Execução, manutenção e desenvolvimento de nossos negócios;
  • b) Oferecimento, fornecimento, melhoria e melhor utilização de nossos serviços;
  • c) Condução de campanhas informativas e promocionais (incluindo marketing direto) relacionadas aos nossos serviços (inclusive por telefone e e-mail) de modo a mantermos o usuário informado sobre nossos serviços e ofertas especiais que lhe possam interessar;
  • d) Gerenciamento do atendimento ao cliente e dos serviços disponíveis;
  • e) Rastreamento do uso de nossos serviços;
  • f) Realização de pesquisas de mercado e / ou para detecção de fraudes;

 

Compartilhamento de Dados:

Nós reconhecemos a privacidade como um direito humano fundamental. Trabalhamos para preservar a capacidade de nossos clientes de controlar seus dados e fazer escolhas certas para proteger sua privacidade. Por isso o Sicoob Agrocredi não fornece dados a terceiros sobre a identificação individual de usuários, sem seu prévio consentimento e se compromete a usar as informações coletadas apenas para os propósitos aqui definidos, reservando-se o direito de guardá-los para fins de cumprimento de Lei e/ou para resguardar em caso de qualquer pretensão civil, bem como destruí-los após sua utilização, ou simplesmente não as utilizar.

Para fins de avaliação de crédito, verificação e gestão de risco, poderão suas informações ser trocadas com fontes de referência respeitáveis, órgãos de proteção ao crédito.

 

Período de armazenamento:

Não armazenamos os dados pessoais por mais tempo do que o permitido legalmente e necessário para os fins de processamento relacionados. O período de armazenamento depende do tipo de dados pessoais, dos objetivos e da lei vigente e, portanto, varia de acordo com o uso.

Normalmente, armazenamos os dados pessoais do usuário enquanto o mesmo estiver usando nossos serviços ou campanhas. Apagamos os dados pessoais após o período descrito acima ou quando o usuário nos solicita para apagar seus dados pessoais.

 

Direitos do Usuário:

Respeitamos seus direitos como cliente para determinar como suas informações pessoais são usadas. Esses direitos incluem:

Direito de acessar informações: O usuário tem o direito de nos pedir uma visão geral de seus dados pessoais que processamos.

Direito de apagar: O usuário pode nos pedir para apagar seus dados pessoais se:

  • a) nós não precisamos mais dele para o propósito original;
  • b) o usuário retira seu consentimento para processá-lo;
  • c) o usuário se opõe a que processemos seus dados para nossos interesses legítimos ou para mensagens comerciais personalizadas.

Direito de reclamar: Caso o usuário não esteja satisfeito com a forma como respondemos às suas preocupações, ele tem o direito de nos enviar uma reclamação. Se ainda não estiver satisfeito com a nossa reação à sua reclamação, pode encaminhá-la para o Responsável pela Privacidade, Proteção de Dados e Segurança do Sicoob Agrocredi.

Direito de restringir o processamento: O usuário tem o direito de nos pedir para restringir o uso de seus dados pessoais se acredita que a informação é imprecisa estamos processando os dados ilegalmente.

Direito de retificação: Se os dados pessoais estiverem incorretos, o usuário tem o direito de nos pedir para corrigi-los.

Direito de retirar o consentimento: Caso nosso processamento seja baseado em um consentimento concedido pelo usuário, o mesmo poderá solicitar a remoção a qualquer momento, entrando em contato conosco.

Direito de se opor ao processamento: É possível se opor ao Sicoob Agrocredi usando seus dados pessoais para seus próprios interesses legítimos. Isso pode ser feito online (através de nossa Ouvidoria), em um PA ou por telefone. Consideraremos a objeção e se o processamento dessas informações tem algum impacto indevido sobre o usuário que exige que paremos de fazer isso. Pode-se também se opor a receber mensagens comerciais personalizadas de nós. Quando é feita uma simulação por exemplo, podemos perguntar se o usuário deseja receber nosso contato. Se mais tarde mudar de ideia, o mesmo pode optar por não receber este contato utilizando nossos canais de atendimento. O usuário não pode nos opor a processar seus dados pessoais se formos obrigados a fazê-lo; se é necessário cumprir um contrato, por exemplo.

Exercendo seus direitos:  Para exercer qualquer dos direitos acima mencionados, o usuário deve usar principalmente as funções oferecidas pelos nossos serviços. Se tais funções não forem suficientes para exercer esses direitos, o usuário enviará um e-mail para o endereço indicado abaixo em contato, incluindo as seguintes informações: nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail e cópia de uma prova válida de identidade. Podemos solicitar informações adicionais necessárias para confirmar a identidade do usuário. Podemos rejeitar pedidos que sejam excessivamente repetitivos, excessivos ou manifestamente infundados. Em alguns casos, podemos negar sua solicitação. Se for legalmente permitido, informaremos você no devido tempo porque o negamos.

 

Segurança:

Para o Sicoob Agrocredi, Segurança da Informação é Segurança do Negócio. Segurança da Informação é a disciplina que visa preservar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade da informação.

Confidencialidade significa garantir que a informação não será conhecida por pessoas que não estejam autorizadas para tal. No mundo corporativo, também é o aspecto mais estratégico, pois a confidencialidade da informação protege o capital intelectual e por consequência as vantagens competitivas da empresa.

Integridade, por sua vez, significa garantir que a informação armazenada ou transferida está correta e é apresentada corretamente para quem a consulta. É considerado absolutamente crítico do ponto de vista operacional, pois valida todo o processo de comunicação em uma empresa ou comunidade. Considerando-se o crescente volume de mensagens e dados que se circulam no Sicoob Agrocredi, a integridade da informação aparece como indispensável. Falta de integridade de informação gera ineficiência, isto é, mais custo para a mesma receita e, em consequência, menor margem de lucro.

Disponibilidade significa garantir que a informação possa ser obtida sempre que for necessário, isto é, que esteja sempre disponível para quem precisar dela no exercício de suas funções. Quando esta fica indisponível, os processos que dela dependem simplesmente ficam paralisados.

Vivemos na sociedade do conhecimento, onde a informação é ativo valioso para qualquer negócio. Nesse contexto, sem confidencialidade perde-se vantagem competitiva, sem integridade perde-se lucratividade e sem disponibilidade perde-se a capacidade de operar.

Implementamos e mantemos medidas de segurança técnicas e organizacionais razoáveis e apropriadas para proteger os dados pessoais que processamos de acesso não autorizado, alteração, divulgação, perda ou destruição.

Se, apesar de nossas medidas de segurança, ocorrer uma violação de segurança que possa resultar em risco à privacidade dos usuários, informaremos as partes afetadas, assim que razoavelmente possível.

 

Uso de cookies:

Nós usamos cookies em nosso site. Cookies são arquivos criados pelos websites que, enquanto o usuário navega na internet, são armazenados em seu navegador e que nos possibilitam, por exemplo, monitorar quantas vezes você visita o site, quais páginas são acessadas, dados de tráfego, dados de localização e o nome de domínio de origem do provedor de serviços de internet do usuário, para melhorar a experiência do usuário enquanto visita o site e entender melhor como você usa. Esta informação nos ajuda a construir um perfil de nossos usuários.

Alguns desses dados serão agregados ou estatísticos, o que significa que não poderemos identificá-lo individualmente. Isso está em conformidade com os requisitos de legislação recente para que os sites obtenham consentimento explícito dos usuários.

É possível desativar os cookies através das preferências do seu navegador, porém sem eles a navegação pode se tornar limitada e algumas funcionalidades do site podem ficar comprometidas.

 

Alterações na política:

O Sicoob Agrocredi poderá alterar esta Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança a qualquer momento, em virtude de mudanças nos nossos serviços, em decorrência da utilização de novas ferramentas tecnológicas ou, ainda, sempre que, a exclusivo critério do Sicoob Agrocredi, tais alterações se façam necessárias, razão pela qual recomendamos a leitura periódica desta política.

 

Utilização:

A utilização dos serviços disponibilizados pelo Sicoob Agrocredi por qualquer usuário implicará em expressa aceitação quanto aos termos e condições da Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança vigente na data de sua utilização.

O Sicoob Agrocredi recomenda aos usuários que não concordarem com a Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança vigente, que não utilizem dos serviços deste Portal.

 

Legislação:

A Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança é fruto da legislação e normas éticas que foram estabelecidas pelo Conselho de Administração do Sicoob Agrocredi.

O Conselho de Administração tem o direito e a responsabilidade de divulgar informações ao público e de monitorar, supervisionar e desenvolver a política. Os funcionários do departamento de TI – Suporte e Informática cumprem essas responsabilidades em estreita coordenação com a Alta Administração.

Caso haja interesse, não deixe de consultar a legislação, principalmente:

– Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990);

– Código Civil (LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002);

– Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018);

– Marco Civil da Internet (LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014) e sua Regulamentação (DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016);

– Política de Segurança Cibernética e Computação em Nuvem (Resolução BACEN nº 4.658, DE 26 DE ABRIL DE 2018).

 

Dúvidas e sugestões:

Caso haja qualquer dúvida ou sugestão sobre estes termos da Política de Privacidade, Proteção de Dados e Segurança ou caso se perceba que esta política não esteja sendo cumprida, a não conformidade detectada deverá ser apontada ao responsável por meio do e-mail informatica@sicoobagrocredi.com.br ou em nossa Ouvidoria.