Depósito de Cheques

Você não precisa comparecer à cooperativa nem para depositar seus cheques.

 O App Sicoob permite que você faça depósitos capturando a imagem do cheque de forma simples e segura, com toda a comodidade.

 

Veja as vantagens em abrir sua Conta Corrente Sicoob Agrocredi:

  • Capture e envie vários cheques para a cooperativa de uma vez;
  • Deposite seus cheques a qualquer momento;
  • Controle e acompanhe seus depósitos pelo App Sicoob.

Para depositar cheques por meio do Sicoobnet Celular o usuário deverá acessar a opção: Conta Corrente → Cheques → Depósito de Cheques.

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Quando do primeiro acesso à funcionalidade, o sistema apresentará o termo de adesão ao serviço de depósito de cheques via canais de autoatendimento. Efetuar a leitura do termo e caso concorde, marcar a opção de aceite às cláusulas do termo apresentado, informar a senha do cartão e pressionar o botão CONFIRMAR.

Após realizado o aceite ao termo de adesão ao depósito de cheques via canais de autoatendimento, pressionar o botão ADICIONAR CHEQUE para realizar um depósito.

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Em seguida, pressionar o botão FRENTE para capturar a imagem frontal do cheque a ser depositado.

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O aplicativo acionará a câmera do dispositivo para que seja realizada a captura da imagem do cheque. Importante observar que a imagem do cheque deverá ser capturada dentro do espaço delimitado na tela do dispositivo e ainda, observar o gabarito do CMC7 (conjunto de três blocos de números impressos na parte inferior do cheque).

Após realizada a captura da imagem do documento, ajustar o tamanho e o posicionamento da imagem por meio do gabarito apresentado na tela. Realizar o ajuste ao deslizar o dedo nas extremidades da imagem. Após realizar o ajustamento da imagem, pressionar o botão OK.

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Em seguida, pressionar no botão VERSO para realizar a captura da imagem do verso do cheque. A captura da imagem se dá da mesma forma que a parte frontal do documento.

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Uma vez capturadas as imagens frontais e reversas do documento, o aplicativo apresentará os dados do cheque a ser depositado. Caso o código CMC7 não seja preenchido corretamente de forma automática, o usuário deverá informar corretamente os números manualmente nos campos “Bloco 1”, “Bloco 2” e “Bloco 3”, em seguida, informar o valor do cheque no campo “Valor” e pressionar o botão ADICIONAR. Importante observar que o aplicativo não salva as imagens capturadas no dispositivo.

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O sistema apresentará os dados do cheque adicionado. Caso deseje adicione outros cheques ao pressionar o botão ADICIONAR CHEQUE e repetir o processo de inserção de imagem e valor, para prosseguir com o depósito, pressionar o botão DEPOSITAR. Caso desejar, selecionar o registro do cheque para realizar alterações ou remover o registro do cheque.
Em seguida, serão apresentados os dados do(s) cheque(s) a ser(em) depositado(s). Conferir as informações apresentadas, inserir a senha de 4 dígitos do cartão e pressionar o botão CONFIRMAR.

Por fim, o sistema apresentará o comprovante de depósito em cheque, o qual poderá ser salvo no dispositivo ou impresso, por meio do botão EXPORTAR OU IMPRIMIR, caso desejar, o sistema permite visualizar a informação do depósito do cheque no extrato de conta corrente.

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Observações:

1. O horário limite para depósito de cheques via Sicoobnet Celular é 16h. Após o referido horário o aplicativo informará que o depósito somente será realizado no dia útil seguinte;

2. Caso o depósito de cheques seja realizado em contas de pessoas jurídicas (Atendimento Empresarial) por operadores, o aplicativo não gera pendência para efetivação da operação, dessa forma, não se faz necessária a aprovação do depósito por parte do Preposto da conta;

Considerando que o cheque depositado por meio de dispositivo móvel permanece de posse do associado, caberá a ele e sob sua total responsabilidade, a fragmentação/destruição dos documentos após a sua liquidação, assim, o associado deverá ser instruído a realizar a destruição do(s) cheque(s) depositado(s) que não tenham sido devolvidos pelo banco sacado após 60 dias contados a partir da data de liberação do bloqueio do depósito.

Nesse sentido e conforme constante do Termo de Adesão ao serviço, o associado deverá providenciar a confecção e a entrega à Cooperativa do Boletim de Ocorrência Policial nos casos em que o(s) cheque(s), durante o período de guarda venham a ser extraviados, furtados ou roubados. Uma vez apresentado o B.O., a Cooperativa deverá providenciar a sustação do(s) documento(s).

O associado que este poderá vir a ser responsabilizado judicialmente nos casos em que o cheque liquidado venha a ser novamente apresentado, independentemente do meio (depósito, custódia, título descontado entre outros) e da instituição financeira que o apresentar via compensação ou na boca do caixa do banco sacado.

Para os casos onde o cheque depositado via Sicoobnet Celular for devolvido pelo motivo “11 – Cheques sem fundos 1º apresentação” o associado deverá comparecer à cooperativa para que esta aponha o carimbo de devolução com o respectivo motivo para que o cheque possa ser reapresentado, dessa forma, a reapresentação poderá ser realizada via Caixa ou ainda, poderá ser realizado um novo depósito por meio do Sicoobnet Celular;

Caso seja necessário, o associado poderá realizar o cancelamento do depósito do cheque, para tanto, deverá entrar em contato com o PA até as 16h (horário de Brasília) para solicitar o cancelamento.